Atualizado em 17/04/15 23:42.

logo sem borda

♦ Objetivos do Curso e Perfil do Egresso

♦ Linhas de Pesquisa

O Programa de Pós-Graduação em Economia (PPE) da FACE-UFG iniciou suas atividades no primeiro semestre de 2015, tendo sido aprovado na 156ª reunião do Comitê Técnico Científico da CAPES em dezembro de 2014.

Atualmente é oferecido o curso de Mestrado Acadêmico em Economia. Sua área de concentração em Economia Aplicada reflete a ênfase na aplicação de sólidos fundamentos de Teoria Econômica e Métodos Quantitativos na análise de problemas específicos. Ela é, tipicamente, caracterizada pela transposição de elementos de análise abstrata da Teoria Econômica à investigação científica em diferentes campos da Economia, como, economia do trabalho, economia das organizações, organização industrial, economia agrícola, desenvolvimento econômico, economia da educação, economia da saúde, economia monetária, economia política e história econômica.

O PPE funciona na FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E CIÊNCIAS ECONÔMICAS - FACE/UFG.

♦ Objetivos do Curso e Perfil do Egresso

O curso de mestrado acadêmico em Economia, com área de concentração em Economia Aplicada, da UFG, tem como objetivo formar recursos humanos aptos a exercerem atividades de docência e pesquisa, relacionadas à análise econômica aplicada de problemas específicos, tanto de interesse do setor público como privado. Especificamente, pretende-se fornecer uma sólida formação em teoria econômica e métodos quantitativos, capacitando os alunos a realizar pesquisas teóricas e aplicadas de excelência acadêmica. Especial atenção será dada ao tratamento de questões econômicas vinculadas com as organizações, mercados, desenvolvimento econômico e políticas públicas.

Independente da linha de pesquisa, o perfil dos egressos do programa de mestrado acadêmico em Economia será de profissionais preparados para atuarem como pesquisadores e/ou professores em instituições de ensino superior e aplicar os conhecimentos das Ciências Econômicas na investigação de problemas enfrentados pelas empresas e órgãos governamentais. Além disso, os alunos estarão habilitados a seguirem estudos (doutorado) em várias áreas do conhecimento que são suportados pela área econômica.

voltar para o topo da página

♦ Linhas de Pesquisa

Desenvolvimento e Políticas Públicas (DPP): Essa linha de pesquisa tem como objetivo o estudo e compreensão das trajetórias de desenvolvimento internacional, nacional e regional e a formulação de políticas públicas para aceleração do desenvolvimento e redução de desigualdades. Os principais temas desta linha de pesquisa são: crescimento, políticas macroeconômicas, desenvolvimento regional, desenvolvimento rural, mercado de trabalho, saúde, educação e políticas sociais.

Organizações e Mercados (OM): Essa linha de pesquisa tem como objetivo o estudo dos problemas relacionados a economia das organizações e o funcionamento de mercados dentro de uma perspectiva de Economia Aplicada. Os principais temas desta linha de pesquisa são: estratégias de produção, determinação de preços, estruturas de mercado, competitividade, inovação, comércio internacional, finanças e sistema financeiro.

voltar para o topo da página