Processos Seletivos

Atualizado em 09/12/17 09:22.

PROCESSO SELETIVO SUPLEMENTAR PARA A TURMA DE 2018/1 - VIA EDITAL SUPLEMENTAR 003/2017

A Coordenação do PPE informa que se encontram abertas as inscrições para o Edital Suplementar de vagas para o curso de Mestrado Acadêmico em Economia para a turma de 2018/1. As inscrições ocorrem entre os dias 23/10/2017 a 20/11/2017. As informações específicas para a seleção do PPE se encontram disponíveis no Edital 03/2017 abaixo. Recomendamos aos candidatos que antes se inscreverem façam a leitura do tópico INFORMAÇÕES SOBRE O PROCESSO SELETIVO E O CURSO abaixo.

DOCUMENTOS DO PROCESSO SELETIVO

1. REGULAMENTO E RESOLUÇÕES INTERNAS DO PPE
  2. EDITAL DE SELEÇÃO SUPLEMENTAR (pdf)
  3. FICHA DE INSCRIÇÃO (docx)
  4. COMISSÃO DE SELEÇÃO (pdf)
  5. INSCRIÇÕES HOMOLOGADAS (pdf)
  6. RETIFICAÇÃO DA HOMOLOGAÇÃO DE INSCRIÇÕES (pdf)
  7. RESULTADO DA APP (pdf)
  8. CRONOGRAMA DO EXAME DE INGLÊS E DA PROVA ORAL (pdf)
  9. RESULTADO DO RECURSO APRESENTADO SOBRE A APP (pdf)
  10. BANCA DO EXAME ORAL (pdf)
  11. RESULTADO DO EXAME DE INGLÊS (pdf)
  12. RESULTADO DA PROVA ORAL (pdf)
  13. RESULTADO FINAL PRELIMINAR (pdf)
  14. RESULTADO FINAL (pdf)

PROCESSO SELETIVO PARA A TURMA DE 2018/1 - VIA EXAME ANPEC 2018

A Coordenação do PPE informa que se encontram abertas as inscrições para o Edital de vagas para o curso de Mestrado Acadêmico em Economia para a turma de 2018/1. As inscrições ocorrem entre os dias 01/06/2017 a 31/07/2017. As informações específicas para a seleção do PPE se encontram disponíveis no Edital 02/2017 abaixo. Recomendamos aos candidatos que antes se inscreverem façam a leitura do tópico INFORMAÇÕES SOBRE O PROCESSO SELETIVO E O CURSO abaixo.

DOCUMENTOS DO PROCESSO SELETIVO

1. REGULAMENTO E RESOLUÇÕES INTERNAS DO PPE
  2. EDITAL DE SELEÇÃO (pdf)
  3. COMISSÃO DE SELEÇÃO (pdf)
  4. RESULTADO PRELIMINAR (pdf)
  5. RESULTADO FINAL (pdf)

PROCESSOS SELETIVOS ANTERIORES

2017/1

♦ 2016/1

2015/1

INFORMAÇÕES SOBRE O PROCESSO SELETIVO E O CURSO

Quantas vagas são ofertadas?

No máximo 16 vagas por ano, distribuídas segundo as linhas de pesquisa dos professores participantes e a capacidade de orientação. Não existe obrigação do PPE em preencher a totalidade das vagas disponíveis.

Quando o Edital de Seleção será divulgado?

O Edital de Seleção geralmente é divulgado no primeiro semestre de cada ano para selecionar a turma que inicia as aulas no ano seguinte. Os candidatos devem fazer inscrição por meio do Exame Anpec.

Quais as etapas do Processo Seletivo?

O Exame Anpec é uma etapa obrigatória do processo seletivo. O Edital com as normas específicas para o PPE fica disponível no topo desta página. Contudo, a cada ano podem ser abertos Processos Seletivos Suplementares, que não exigem essa prova.

Já devo buscar um orientador?

Não. Não é necessário encontrar um orientador e discutir um projeto de pesquisa com ele antes do processo de seleção. A atribuição de orientadores é feita após o término do processo de seleção. Nesse sentido, solicitamos aos candidatos que não procurem docentes do curso para discutir projeto, ideias de pesquisa ou possibilidade de orientação antes ou durante o processo de seleção.

Qual o horário das aulas?

As aulas ocorrem prioritariamente de segunda a sexta feira durante o dia. Os horários são definidos a cada semestre em função da disponibilidade dos professores do programa.

Quais as disciplinas do primeiro semestre?

Serão três disciplinas obrigatórias: Macroeconomia, Microeconomia e Economia Matemática. No segundo semestre está previsto que o aluno curse uma disciplina obrigatória (Econometria) e mais duas optativas. Está previsto ainda um período de nivelamento no primeiro semestre, com número de disciplinas a ser definido.

O curso exige dedicação exclusiva?

Preferencialmente sim. As aulas são no período do dia e está prevista uma carga de leitura e estudos extra relativamente elevada, como é tradicional nos cursos de pós-graduação em economia do país. Desta forma, recomenda-se aos candidatos um intenso planejamento para reservar tempo tanto para as aulas como para estudo extra classe. Adicionalmente, serão realizados seminários de pesquisa, com periodicidade ainda não definida.

O curso oferece bolsas de estudo?

Existe a possibilidade de bolsas para os alunos do programa, mas não sua garantia. O programa pleiteará bolsas via editais da FAPEG e das agências de fomento federais como CNPq e CAPES.

Será exigido exame de suficiência em língua estrangeira?

É especificado em cada edital. Contudo, lembramos aos candidatos que a maior parte da literatura das disciplinas (obrigatórias e optativas) está em inglês. Logo, é exigido um conhecimento prévio deste idioma.

É obrigatório ter graduação em economia para participar do processo?

Não. Mas é necessário que os candidatos tenham sólidos conhecimentos prévios nas áreas de Macroeconomia, Microeconomia, Estatística e Matemática.