Processos Seletivos

Atualizado em 11/11/17 18:43.

PROCESSO SELETIVO SUPLEMENTAR PARA A TURMA DE 2018/1 - VIA EDITAL SUPLEMENTAR 003/2017

A Coordenação do PPE informa que se encontram abertas as inscrições para o Edital Suplementar de vagas para o curso de Mestrado Acadêmico em Economia para a turma de 2018/1. As inscrições ocorrem entre os dias 23/10/2017 a 20/11/2017. As informações específicas para a seleção do PPE se encontram disponíveis no Edital 03/2017 abaixo. Recomendamos aos candidatos que antes se inscreverem façam a leitura do tópico INFORMAÇÕES SOBRE O PROCESSO SELETIVO E O CURSO abaixo.

DOCUMENTOS DO PROCESSO SELETIVO

1. REGULAMENTO E RESOLUÇÕES INTERNAS DO PPE
  2. EDITAL DE SELEÇÃO SUPLEMENTAR (pdf)
  3. FICHA DE INSCRIÇÃO (docx)
  4. COMISSÃO DE SELEÇÃO (pdf)

PROCESSO SELETIVO PARA A TURMA DE 2018/1 - VIA EXAME ANPEC 2018

A Coordenação do PPE informa que se encontram abertas as inscrições para o Edital de vagas para o curso de Mestrado Acadêmico em Economia para a turma de 2018/1. As inscrições ocorrem entre os dias 01/06/2017 a 31/07/2017. As informações específicas para a seleção do PPE se encontram disponíveis no Edital 02/2017 abaixo. Recomendamos aos candidatos que antes se inscreverem façam a leitura do tópico INFORMAÇÕES SOBRE O PROCESSO SELETIVO E O CURSO abaixo.

DOCUMENTOS DO PROCESSO SELETIVO

1. REGULAMENTO E RESOLUÇÕES INTERNAS DO PPE
  2. EDITAL DE SELEÇÃO (pdf)
  3. COMISSÃO DE SELEÇÃO (pdf)

PROCESSOS SELETIVOS ANTERIORES

2017/1

♦ 2016/1

2015/1

INFORMAÇÕES SOBRE O PROCESSO SELETIVO E O CURSO

Quantas vagas são ofertadas?

No máximo 16 vagas por ano, distribuídas segundo as linhas de pesquisa dos professores participantes e a capacidade de orientação. Não existe obrigação do PPE em preencher a totalidade das vagas disponíveis.

Quando o Edital de Seleção será divulgado?

O Edital de Seleção geralmente é divulgado no primeiro semestre de cada ano para selecionar a turma que inicia as aulas no ano seguinte. Os candidatos devem fazer inscrição por meio do Exame Anpec.

Quais as etapas do Processo Seletivo?

O Exame Anpec é uma etapa obrigatória do processo seletivo. O Edital com as normas específicas para o PPE fica disponível no topo desta página. Contudo, a cada ano podem ser abertos Processos Seletivos Suplementares, que não exigem essa prova.

Já devo buscar um orientador?

Não. Não é necessário encontrar um orientador e discutir um projeto de pesquisa com ele antes do processo de seleção. A atribuição de orientadores é feita após o término do processo de seleção. Nesse sentido, solicitamos aos candidatos que não procurem docentes do curso para discutir projeto, ideias de pesquisa ou possibilidade de orientação antes ou durante o processo de seleção.

Qual o horário das aulas?

As aulas ocorrem prioritariamente de segunda a sexta feira durante o dia. Os horários são definidos a cada semestre em função da disponibilidade dos professores do programa.

Quais as disciplinas do primeiro semestre?

Serão três disciplinas obrigatórias: Macroeconomia, Microeconomia e Economia Matemática. No segundo semestre está previsto que o aluno curse uma disciplina obrigatória (Econometria) e mais duas optativas. Está previsto ainda um período de nivelamento no primeiro semestre, com número de disciplinas a ser definido.

O curso exige dedicação exclusiva?

Preferencialmente sim. As aulas são no período do dia e está prevista uma carga de leitura e estudos extra relativamente elevada, como é tradicional nos cursos de pós-graduação em economia do país. Desta forma, recomenda-se aos candidatos um intenso planejamento para reservar tempo tanto para as aulas como para estudo extra classe. Adicionalmente, serão realizados seminários de pesquisa, com periodicidade ainda não definida.

O curso oferece bolsas de estudo?

Existe a possibilidade de bolsas para os alunos do programa, mas não sua garantia. O programa pleiteará bolsas via editais da FAPEG e das agências de fomento federais como CNPq e CAPES.

Será exigido exame de suficiência em língua estrangeira?

É especificado em cada edital. Contudo, lembramos aos candidatos que a maior parte da literatura das disciplinas (obrigatórias e optativas) está em inglês. Logo, é exigido um conhecimento prévio deste idioma.

É obrigatório ter graduação em economia para participar do processo?

Não. Mas é necessário que os candidatos tenham sólidos conhecimentos prévios nas áreas de Macroeconomia, Microeconomia, Estatística e Matemática.