Alunos Especiais

Atualizado em 28/07/17 17:29.

SELEÇÃO DE ALUNOS ESPECIAIS PARA 2017/2

A Coordenação informa que estão abertas até o dia 09/08/2017 as inscrições para Alunos Especiais em disciplinas do PPE durante 2017/2.

1. REGULAMENTO INTERNO DO PPE - pdf

2. HORÁRIOS PREVISTOS DAS DISCIPLINAS

3. EDITAL DE SELEÇÃO - pdf

4. FICHA DE INSCRIÇÃO - docx

Afim de melhor orientar os interessados em cursar disciplinas como Aluno Especial (externo à UFG) ou Alunos Regulares de Outros Programas da UFG, a Coordenação do PPE esclarece abaixo algumas dúvidas:

EDITAIS ANTERIORES

PERGUNTAS FREQUENTES:

1. Existe uma regulamentação específica para os Alunos Especiais?

2. O que é Aluno Especial?

3. Como faço para me candidatar à vaga de Aluno Especial?

4. Quem pode se candidatar às vagas?

5. Quais os documentos que são exigidos?

6. São cobradas taxas de inscrição ou de matrícula?

7. Quantas vagas são ofertadas?

8. Como é o processo de seleção?

9. A inscrição pode ser feita on-line ou só presencial?

1. Existe uma regulamentação específica para os Alunos Especiais?

Sim. É a Resolução Interna nº02/2015, disponível neste link. Recomendamos a leitura atenta dos documentos desta página, em especial o Regulamento Interno do PPE.

2. O que é Aluno Especial?

É um aluno não vinculado ao programa de Pós-Graduação, mas que se encontra matriculado em alguma disciplina, obrigatória ou optativa, do curso. Podem ser alunos regulares de outros programas de Pós-Graduação stricto sensu da UFG (Alunos Regulares) ou alunos sem vínculos com a UFG (Alunos Especiais). O PPE não faz distinção entre essas duas categorias.

3. Como faço para me candidatar à vaga de Aluno Especial?

Deve esperar a publicação do edital específico para alunos especiais, que costuma ser divulgado entre 30 e 15 dias antes do início de cada semestre letivo. Para 2017/2, o semestre letivo está previsto para iniciar em 14 de agosto. O PPE realiza esforços para publicar com maior antecedência possível esses editais, mas pede a compreensão dos interessados para eventuais atrasos, uma vez que é preciso conciliar os horários do programa com as disciplinas ministradas nos cursos de graduação da UFG.

4. Quem pode se candidatar às vagas?

Alunos com diplomas de curso superior. De forma geral, não é exigida a formação em alguma área específica. Contudo, dependendo da disciplina, o edital pode estipular a obrigatoriedade ou preferência por determinada formação acadêmica ou a realização prévia de alguma outra disciplina.

5. Quais os documentos que são exigidos?

Em geral, para a inscrição são exigidas cópias de documentos pessoais, diploma de graduação, histórico e currículo Lattes. Também podem ser cobradas taxas de inscrição. Contudo, o candidato deve estar atendo ao que solicita cada Edital Específico.

6. São cobradas taxas de inscrição ou de matrícula?

Podem ser cobradas taxas de inscrição. Contudo, o candidato deve estar atento ao que solicita cada Edital Específico.

7. Quantas vagas são ofertadas?

Para cada semestre são ofertadas disciplinas diferentes e cada professor responsável define a quantidade de vagas na disciplina que irá ministrar, baseado em seu planejamento pedagógico, no conteúdo e nos objetivos da disciplina. Não há obrigatoriedade do PPE em ofertar vagas em todas as disciplinas e nem em preencher todas as vagas disponibilizadas.

8. Como é o processo de seleção?

Em geral é extremamente simples e na maior parte dos casos não é exigida a realização de alguma prova para a seleção. Contudo, cada professor escolhe entre os candidatos os que mais se adequam ao perfil e objetivos da disciplina e de seu planejamento pedagógico. Pode existir exigência de formação em áreas específicas ou de ter realizado alguma disciplina prévia. O candidato deve ficar atendo ao Edital Específico de Seleção.

9. A inscrição pode ser feita on-line ou só presencial?

Existe a possibilidade de se inscrever com encaminhamento da documentação pelo correio (SEDEX) e por e-mail, mas também isso depende de cada Edital Específico.