Alunos Estrangeiros

Atualizado em 20/07/17 19:09.

Visando orientar os alunos estrangeiros de convênio interessados em entrar no PPE, a Coordenação disponibiliza nesta página algumas informações importantes.

O Regimento Interno do PPE e as Normas de Pós - Graduação da UFG permitem que sejam realizados processos seletivos complementares para Alunos Estrangeiros de Convênio para atender a convênios de cooperação internacional e intercâmbios como o PEC-PG e outros. Cada programa pode definir normas específicas para o aceite de candidatos.

Para o caso específico do PPE, é exigido que o candidato interessado nesta modalidade de ingresso tenha a garantia de alguma bolsa de estudos durante toda a duração do curso por meio de algum convênio internacional. Na maior parte dos casos, a sequência de etapas para a seleção de Alunos Estrangeiros de Convênio no PPE segue é a seguinte:

1º. O Candidato envia a solicitação de carta de aceite, junto com os documentos solicitados pelo PPE

2º. O PPE analisa a solicitação, tomando como fundamento a adequação do perfil do aluno às exigências do Programa, o edital de bolsa ou convênio a qual concorre o candidato, o projeto de pesquisa e a disponibilidade de orientador.

3º. Caso seja aceito, o Programa emite uma Carta de Aceite Provisória, que condiciona o aceite definitivo à aprovação no processo seletivo de bolsa ou convênio do candidato. Esta carta não garante a matrícula do candidato, apenas o habilita a seguir concorrendo à bolsa ou convênio específico.

4º. O candidato anexa a Carta de Aceite Provisório ao seu processo de seleção de bolsa/convênio.

5º. Se o candidato é aprovado no edital de bolsa a que concorre, ele recebe a Carta de Aceite Definitiva do PPE e poderá fazer a matrícula no Programa junto com os demais alunos, de acordo com o calendário letivo.

O PPE lembra ainda que os trâmites de visto e permanência no Brasil são de responsabilidade do aluno. Também é necessário que o mesmo verifique se a UFG permite o tipo de convênio que deseja se candidatar. Para essas duas questões, recomendamos entrar em contato com a Coordenadoria de Assuntos Internacionais da UFG - CAI/UFG

Recomendamos também que os candidatos estrangeiros de convênio interessados em nosso Programa leiam as demais informações abaixo:

. O que é um Aluno Estrangeiro de Convênio?

. Regulamentos do PPE.

. Informações gerais sobre processos seletivos e funcionamento do Programa.

. Quais os documentos que devem ser enviados pelo candidato estrangeiro de convênio?

. Qual o período de inscrição nesta modalidade?

. Quando se iniciam as aulas no PPE?

. Essa é a única forma de ingresso de alunos estrangeiros?

. O PPE fornece bolsa específica para Alunos Estrangeiros de Convênio?

. É necessário ter a bolsa para efetivar a matrícula no PPE?

. O PPE exige exame de suficiência ou proficiência em português?

O que é um Aluno Estrangeiro de Convênio?

É um estudante estrangeiro que entra no PPE por meio de convênios ou editais específicos de colaboração internacional.

Os candidatos interessados devem enviar necessariamente os seguintes documentos, em formato pdf, para o email ppe.ufg@gmail.com:

1. Currículo Vitae.

2. Comprovante oficial de titulação acadêmica.

3. Histórico Escolar.

4. Projeto de Pesquisa.

5. Algum documento oficial de identificação com foto (passaporte, identidade, etc.).

6. Cópia ou link do Edital que contém as informações sobre o programa de bolsas.

Outros documentos podem ser solicitados pela Coordenação do Curso.

Qual o período de inscrição nesta modalidade?

- A inscrição é de fluxo contínuo, se adaptando às necessidades dos editais de bolsa e convênios internacionais. Contudo, a matrícula é sempre para o início do ano seguinte.

Quando as aulas se iniciam?

- As aulas no PPE, em geral, se iniciam no mês de fevereiro de cada ano, com o período de Nivelamento, seguido pelas disciplinas obrigatórias do primeiro semestre.

Essa é a única forma de ingresso de alunos estrangeiros?

- Não. Os alunos estrangeiros também podem participar dos editais tradicionais de seleção

O PPE fornece bolsa específica para Alunos Estrangeiros de Convênio?

- Não. A bolsa é de responsabilidade do convênio internacional ao qual o aluno se candidata.

É necessário ter a bolsa para efetivar a matrícula no PPE?

- Sim, caso o candidato estrangeiro de convênio seja selecionado por meio dos procedimentos descritos nesta página. Caso ele participe dos editais tradicionais de alunos regulares, são válidas as normas específicas de cada edital e a existência de bolsa não é requerida.

O PPE exige exame de suficiência ou proficiência em português?

- O PPE não faz essa exigência, mas é necessário verificar se isso não é exigido no edital de bolsa ou convênio específico. Além disso, as aulas são ministradas em português, o que exige do candidato um conhecimento prévio mínimo do idioma.